Proposta redução de tarifas

06/04/2018

Proposta redução de tarifas
DCI

O Ministério da Fazenda propôs à Câmara de Comércio Exterior (Camex) uma redução nas tarifas de importação de produtos de bens de capital e de informática para que possam se aproximar da média global nos próximos anos.

A afirmação foi feita ontem pelo secretário da Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcelo Estevão Filho.

Segundo ele, a tarifa praticada pelo Brasil está bem acima da média global e representa uma proteção a segmentos que são fundamentais para o país e a sociedade. "A ideia é focar em setores que tenham um multiplicador grande para economia brasileira", disse ele ao lembrar que no segmento de bens de capital, a alíquota praticada pelo Brasil é de 14% enquanto a média global é 4%.

A proposta ocorre em um momento em que o Brasil negocia com os Estados Unidos ser isento definitivamente de tarifas de importação de aço e alumínio impostas pelo país no mês passado.

Estevão Filho declarou que os cálculos estão sendo feitos no governo e a redução será de forma cuidadosa. "A ideia é começar algo esse ano, com algo sinalizador. As tarifas baixariam depois de vários anos, de forma regressiva ao longo do tempo”, disse em evento da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).

Proposta redução de tarifas
Criação de Sites MGF Arte